Março 8, 2021

Associação de Esgrima

Região Autónoma da Madeira

Quem Somos?

A Associação de Esgrima da Região Autónoma da Madeira (AERAM) constituída a 22 de Julho de 2010, sedeada no Funchal, é uma entidade sem fins lucrativos que tem por objeto promover, regular e orientar o ensino e a prática da esgrima R.A.M., respeitando os valores da ética desportiva, não só dos respetivos associados como também de todos os madeirenses em geral. No entanto, a esgrima já se praticava na Região de forma organizada há muitos anos e era uma das modalidades que estava sob tutela da Associação de Desportos da Madeira (ADM).

 A AERAM tem a responsabilidade de divulgar, promover e organizar todas as competições e provas regionais nas diversas armas – florete, sabre e espada, por géneros e escalões, e tem como metas melhorar as condições das provas regionais, aumentar o número de praticantes, melhorar a qualidade dos já existentes e proporcionar a experimentação da modalidade aos diversos alunos das escolas da RAM assim como a crianças e Jovens acolhidos por instituições IPSS e também em locais públicos exteriores.

A Nossa entidade desde 2010 organiza o calendário competitivo regional de esgrima com cerca de 5 Provas por Escalão e Género por época, apurando os campeões e os vencedores da Taça da Madeira nos diversos escalões, em cada época desportiva; organiza ações de formação para agentes desportivos e professores; tem apostado no trabalho com os escalões de formação; divulga a modalidade em locais públicos com atividades abertas à população; promove ações de experimentação nas escolas e entidades sociais;

No Projeto de “Esgrima Mais”, nas Escolas, tem como principal objetivo dar a conhecer e vivenciar aos alunos da RAM a modalidade olímpica que é a Esgrima. Em 2016/2017 atingiu 2341 alunos de 7 concelhos diferentes e em 2017/2018 atingiu 2622 alunos de 9 concelhos, em 2018/2019 atingiu cerca de 3753 alunos de 9 concelhos e em 2019/2020 atingiu 3924 alunos de 10 concelhos. Este projeto tem permitindo a iniciação à prática de novos atletas principalmente benjamins, o que permite garantir a renovação da nossa modalidade. A formação na Didática da Esgrima para professores de Educação Física e Desporto também tem sido um dos objetivos deste projeto.

A AERAM aguarda a remodelação da Sala de Esgrima do Funchal, que será renomeada “Sala de Esgrima Sebastião Herédia”, em homenagem ao primeiro olímpico da Madeira dos jogos da era moderna. Um grande passo histórico na esgrima da Madeira e do Funchal e o grande desafio para a próxima época será apetrechar a sala de forma a melhorar as condições de treino dos Nossos atletas.